Dicas

6 passos para seu negócio atravessar os próximos meses, por Augusto Aki

Proteger o caixa é preciso, viver também é preciso!

Enquanto o debate sobre quando reabrir as lojas continua, convido vocês a REFLETIR sobre liquidez.

E ela que paga as contas e permite investimentos. Ela nos dá o sustento e permite qualidade de vida.

Até aí, todo mundo concorda.

Quem não tem liquidez não fica em casa, mesmo com risco a saúde. É o caso da população de baixa renda ( pois na classe média ou se tem liquidez ou se financia através dívida).

Quem continuou de alguma forma operando ou agora terá q operar a força, terá que enfrentar a falta de liquidez do mercado, ou seja, abrir não é sinônimo de liquidez.

O pior é que abrir pode nesse momento enfrentar outro problema – não ter o produto (ou por falta de entrega ou por falta de liquidez para colocá-lo).

1ª DICA – A CRISE VAI PASSAR, mas nunca mais DEVE FICAR sem reservas. Não gaste tudo que ganha e nem assuma dívidas que te impeçam de guardar dinheiro.

2a DICA– para botar sua vida financeira em ordem durante esse caos, adote o plano de emergência que postamos em http://www.negocioscomflores.com.br/artigos-gratis/estrategia-de-guerrilha-noseu-orcamento-pessoal/

DEPOIS DA CHUVA VEM O VENDAVAL

Ok, daqui a pouco você reabriu. Vamos assumir que algo como o descrito no capítulo anterior aconteceu (os impactos da falta de liquidez).

Provavelmente você vai atacar a Páscoa, terá esperanças para o dia das mães e ainda nem quer pensar no dia dos namorados.

O segundo trimestre é o período mais forte do mercado mas esse ano vai coincidir com o pior momento da crise.

A previsão é que o PIB caia 3% esse ano, sendo que em abr-mai-jun a queda do PIB será de 6%! (ele recupera um pouco no trimestre seguinte).

3a DICA – não se isola. Quem está procurando conversas construtivas em diversas direções tem mais chance de achar sua inspiração.

4a DICA – proteger o caixa É inadiável, mas se não criar produtos atrativos e uma forma nova de promove-los, nenhuma liquidez virá. PROCURE COM QUEM FAZER ISSO PARA UMA PARCERIA NESSAS DATAS. Compartilhe esforços e combine ideias pra fazer mais com menos.

DAS CINZAS, NAS MATAS DA AUSTRALIA, A NATUREZA RESSUGIU. E PARA AQUELES QUE REBROTARAM, UM MUNDO ABERTO E SEM CONCORRENCIA SE OFERECEU!

Seja pelas dicas sobre como renegociar com fornecedores, para preservar seu negócio, ou pelas dicas do artigo de guerrilha para sobreviver sem dinheiro, nas suas contas pessoais, você vai passar pelo 2o. trimestre.

A notícia boa é que o 3o trimestre será o período mais forte desse ano ( e talvez o melhor durante os próximos tempos). Naquele intervalo o PIB deve crescer 3% ( só nesse recorte de jun-jul-ago).

Será um momento para fazer liquidez, novamente explorando parcerias, demandas reprimidas do consumidor e a sua habilidade de se comunicar agora.

Nesses meses teremos:

a) diversas datas secundárias ( dia amigo, dia da vovó, dia dos pais, dia do professor, dia do médico);

b) teremos início da safra de aniversários ( set a nov);

c) teremos o enorme apelo da PRIMAVERA ( que esse ano será uma grande celebração).

5ª DICA – OLHE o almoço ( como vender agora) mas mantenha o olhar também no jantar! ( INCLUA o próximo passo dentro das suas preocupações)

6ª DICA – use a comunicação pra construir uma tribo de seguidores. Mostre relevância e ganhe confiança nos 3 próximos meses para ter uma base de contatos pronta para suas ofertas no 3º trimestre!

A VENDA sempre começa antes da venda e quem tem o acesso ao cliente fará o negócio.

Pare de vender e comece a empreender!

Augusto Aki – consultor de modelos de negocio 019 991279660

Publicado em 08/04/2020