Decoração

Japandi é a nova tendência para a decoração de interiores e o bem viver contemporâneo

Texto por Helio Junqueira

O Japandi foi destaque do recém-publicado relatório “Pinterest Predicts 2021”, que aponta para as tendências do ano com base na análise das postagens de fotos dos frequentadores dessa rede social digital.

Na trajetória das já longas influências internacionais do design escandinavo para a moda, decoração e arquitetura de interiores – que está na origem do recente fenômeno do Urban Jungle – o novo passo desse movimento estético é o da sua fusão com o minimalismo de linhas elegantes, cores neutras e ambientes calmantes do design japonês. Baseada na filosofia wabi-sabi, que revela a transitoriedade, a impermanência e a perfeição no imperfeito, a nova fase tendencial privilegia os elementos naturais e o artesanato, fugindo das linhas, cores, formas e soluções excessivamente simétricas e industrializadas.

Os vasos com folhagens verdes seguem em evidência, superando a presença das flores coloridas e valorizando os aspectos esculturais, imprevisíveis, detalhistas e surpreendentes da arquitetura das plantas, à moda dos bonsais e ikebanas.

E você, o que achou?

Publicado em 12/01/2021