A bordo de triciclos, crianças distribuem flores e desbravam centro de SP

É impossível passar pela praça da República, no centro de São Paulo, sem confrontar a face mais triste da maior cidade do Brasil: barracas de camping nos canteiros abrigam pessoas em situação de rua e dependentes químicos com o olhar perdido vagam entre quem aperta o passo para chegar ao trabalho.

Uma pequena revolução, porém, acontece toda vez que crianças de quatro a cinco anos invadem a área a bordo de triciclos. São os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Armando de Arruda Pereira, que fica no meio da praça e atende cerca de 300 crianças. A professora Lívia Arruda, 36, que há 11 leciona ali, foi a pioneira em levar a turma para passear pelo entorno.

Foto: Reinaldo Canato

No dia em que o TAB acompanhou a atividade, 16 alunos de Lívia saíram pilotando as motocas com o objetivo de distribuir flores para os transeuntes. Há duas semanas, quando a cidade enfrentou a onda de frio mais intensa do outono em quase duas décadas, as crianças também foram à praça de triciclo para oferecer chá quente a quem estava ali. Todas, segundo Lívia, têm autorização prévia dos pais para circular nos arredores da escola. Elas não são obrigadas a nada: a professora pede apenas para que elas sejam gentis e deem “bom dia” para quem cruza com o grupo, o resto são atos espontâneos.

Desta vez, um dos primeiros a ser abordado foi Cláudio Caldeira da Silva, 62, que trabalhou como fiscal de ônibus na extinta CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) e hoje vive em situação de rua. Ele estava sentado num banco próximo à saída da escola.

Foto: Reinaldo Canato

“Meus netos têm 17, 18 anos hoje. Essas crianças me fizeram lembrar deles. Só posso agradecer por essa atitude, fiquei muito feliz com essa flor”, disse, com os olhos marejados. Silva continuou a agradecer durante a entrevista, pela atenção, por ter olhado em seus olhos e ouvido um pouco de sua história. Enquanto isso, a motocada avançava pelos caminhos que contornam os canteiros da praça.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Matéria: Tereza Novaes

Fonte: A bordo de triciclos, crianças distribuem flores e desbravam centro de SP – 05/06/2022 – UOL TAB

blog

notícias Cooperflora

Fique por dentro das últimas notícias do mercado de flores