Muito se falou e muito se falará nos próximos tempos sobre a forma e a duração da quarentena. A minha opinião é que ela era não somente necessária mas também que a crise decorrente da pandemia era inevitável. Compartilho essa visão porque não ganharemos nada discutimos isso. Precisamos tentar nos concentrar em 2 coisas:
1. Realmente aceitar e incorporar que o mundo será diferente no retorno pós quarentena e que será preciso pensar em um jeito diferente de conduzir seu negócio. A dificuldade será imensa. Os primeiros resultados serão obtidos por aqueles que se esforçarem nessa direção (a maior parte falará que entende isso mas continuará fazendo as coisas da mesma forma). A mudança de faz com atitudes e decisões, não com palavras!
a. Gradualmente haverá mais pessoas na rua, mas não haverá dinheiro!
b. Com menos circulação de dinheiro, haverá mais desemprego, menos consumo, mais concorrência informal e pressão para dedução de preços de produtos e serviços e se fortalecerão os canais de venda em massa.
d. O impacto na sua vida financeira pode ser esse – imagine seu faturamento de 2019. Agora tire 40% dele… Essa pode ser sua renda para 2020 (projete isso pois se for melhor você só tem a ganhar e se for realmente esse você estará preparada(o)).
2. Para o novo mundo que estamos entrando, sua renda vai ser do tamanho das mudanças que você fizer no seu negócio!
a. As lojas vão viver cada vez mais de serviços do que de produtos (mesmo sendo um ponto de venda de produtos).
b. A qualidade dos serviços, as marcas, a certificação farão toda diferença. O PONTO MAIS FORTE DE QUALQUER SERÁ A CONFIANÇA QUE ELE PROMETE/ENTREGA!
c. No caso de flores, estaremos mudando definitivamente do mercado de presentes para o mercado de consumo para uso próprio. Isso tem diversas repercussões que irei explicar na sequência e oportunidade para todos, mas você precisa transforma-las em negócios.
d. A comunicação será seu verdadeiro negócio. Quem se comunica melhor retém o cliente. Quem demonstra interesse genuíno cria defensores e pessoas que indicam seu negócio. Quem tem uma tribo de clientes aprende mais sobre mais sobre eles. Não se preocupe com a concorrência (que vai aumentar devido a guerra de preços) e sim em saber mais sobre o cliente. Quem faz isso criar novos produtos e com mais apelo e quem se comunica melhor consegue fazer negócios ajudando os clientes.
Esse é o novo modelo!
AS COISAS ESTÃO ACONTECENDO!
No interior de Santa Catarina, a Cachepos Jaraguá, uma empresa de acessórios, que já tinha um grupo de whats onde trocava ideias com os clientes, usou a lista para estimular a discussão de soluções e alternativas para a crise. Inspirados pelo tema – FLOR ALIMENTO PARA ALMA! – as lojas construíram um plano de ação que envolve distribuição de brindes aos clientes para estimular o consumo de flores para casa, acoes de promoção de vendas e até compra coletiva. Esta na mira o Dia das Mães e maneiras de fazer com que a ação cooperada seja uma realidade a partir de agora.
No Distrito Federal, liderados pelo Sebrae DF, o grupo de flores se organizou também pelo whats up para criar um espaço para troca de ideias e compartilhamento de inciativas. Ao fazer isso, iniciou-se uma força mobilizadora que inspira e motiva a todos a se engajarem. É a mudança de chave, da lamentação para a ação. Os próximos passos será a criação de planos de ação individuais, provavelmente apoiado pelo Sebrae, e uma plano conjunto para a região.
Além disso, diversas lojas e grupos distribuíram flores para hospitais e instituições que se mantiveram ativos e trabalhando em favor da sociedade.
MUDANÇAS QUE FICARÃO
O fato de todos unificarem a comunicação tem um tremendo poder de mudar a percepção das pessoas e a compra PARA USO PRÓPRIO VAI AUMENTAR! Quando aliamos a isso a nova habilidade de cooperar demonstrada nos últimos dias, muita, mas muita coisa pode ser feita para desenvolver novas formas de
se relacionar com seu público:
1. Aumento de venda para jovens, entre 25 e 35 anos. Na Inglaterra no ano passado eles foram responsáveis pela explosão de vendas de pequenas plantas verdes e pelo consumo urban jungle – a presença de plantas acalma, conforta e cria bem estar (lembre-se que muitos estão trabalhando HOME OFFICE) e isso deve continuar;
2. A terapia com plantas, durante a quarentena, vai dar origem a um novo comportamento social – HOME GARDENING. Isso vai de encontro aquelas pessoas que estão no gráfico da pagina anterior. A venda de plantas in natura, a venda de kits para montar quadros verdes, arranjos, jardins, terrarios, kokedamas e outros vai ter demanda crescente;
3. Vai ter demanda para varandas Gourmet
4. Vai ter demanda para biofilia nas empresas (projetos que recriam a área de trabalho e incluem plantas)
5. Vai crescer a demanda por painéis verticais e produtos para eles
6. Vai ter demanda para o Centros de Jardinagem
7. Vai ter oportunidade para flores em feiras livres
8. Vai voltar a ter apelo os Flower truck
9. Vai ter oportunidades para quiosques de flores
10.O dia de gratidão e as datas secundarias como dia do amigo, dia da vovó, dia dos pais, dia da secretaria vão crescer e a PRIMAVERA acaba sendo uma data maior que o DIA DAS MAES!
11.Venda de assinatura de flores ou assinatura de plantas
12.Venda de serviço de entrega de flores ou plantas para clientes de empresas de serviços (hotéis, advogados, arquitetos, engenheiros) ou de produtos plus (construtoras, imobiliárias, clinicas, concessionarias) para brinde aos clientes como demonstração de interesse genuíno (formule a proposta e veja os resultados…)
13.Transforme seu ponto de venda em um local comissionado de vendas de produtos do produtor
14.Inclua horticultura em sua oferta (essa atividade vai crescer muito – segurança alimentar e hobby)
15.Crie micro e médios eventos sobre plantas e flores (o lazer ornamental terá grande demanda – ele conecta as pessoas à natureza e a vida!)
16.Esteja conectado com fornecedores e outros parceiros para desenvolver oportunidades especificas de negócios
17.Crie a campanha – sábado é da de flores – estimulando as pessoas para comprarem flores e plantas para o final de semana em casa ou na visita a amigos
18.O mercado de aniversários vai crescer, com produtos mais baseado em plantas e arranjos (menos produtos alimentícios e produtos não florais)
19.Haverá oportunidade de empresas especializadas em entregas de plantas
20.Os Garden Centers terão grande oportunidade se transformando espaços de lazer e de descompressão (fugir do estresse do dia a dia que deve crescer com a crise)
21.Os Flower café serão oportunidades, também como espaços de descompressão
22.Vai haver oportunidade para as floriculturas especializadas somente em flores de corte
23.Vai haver oportunidade para novos projetos de paisagismo para condomínios
Diretrizes básicas que seu negocio vai precisar para esse novo mundo:
• Relacionamento à distância – tenha mais de um canal, tenha uma programação de postagens, poste coisas uteis para o bem estar do cliente (só fale de vendas de vez em quando…), tenha canais de “profundidade diferente” (whats up x telegram), tenha estratégia de cadastro, tenha estratégia de banco de dados (faça um perfil individual de cada cliente)
• Saiba mais sobre seu cliente do que a concorrência (a guerra de preços não é o campo de batalha)
• Use o produto para vender serviços
• Venda confiança
• Crie acolhimento no atendimento e demonstre sempre INTERESSE GENUÍNO
• FIXE A AÇÃO COOPERADA E COLETIVA COMO PARTE DA SUA ESTRATEGIA – preserve sua individualidade mas faça em conjunto parte das compras e as ações de promoção.
• O MAIOR PATRIMÔNIO DO SEU NEGOCIO É A SUA CABEÇA!
Saiba mais em: http://www.negocioscomflores.com.br