Aprenda a fazer fotos lindas de flores e plantas

Você gosta de plantas, tem várias em casa, cuida bem delas, mas na hora de tirar aquela foto para o feed das redes sociais, a planta parece feia e sem vida? Calma! Segundo os fotógrafos entrevistados por Casa e Jardim, mesmo sem ser profissional, é possível tirar fotos lindas de flores e plantas.

Foto: Reprodução

1. Prepare o ambiente

Para o fotógrafo Ricardo Pimentel, professor da ESPM, antes de tudo, a pessoa precisa definir um conceito – a ideia que pretende passar com aquela imagem. “Trabalhos fotográficos são expressões individuais de um determinado conceito. Uma vez decidido qual o conceito da foto passamos para a escolha do fundo”, diz.

A professora Inês Correa, docente da área de fotografia do Senac São Paulo, concorda que a escolha do fundo é primordial para o resultado da foto. “Independente da planta ser mais clara ou mais escura, pense em um fundo off white, bege ou cinza, nem preto ou branco”, aconselha.

Ricardo explica que bases neutras não brigam com as cores das plantas e permitem mostrar mais detalhes e texturas.

2. De olho na luz

Todo mundo já ouviu um dia que “fotografia é luz”, e os profissionais ressaltam que ela é realmente importante.

Segundo Ricardo, a luz ideal para fotografar as plantas é uma luz difusa, com baixo contraste, como um dia nublado. “Os dias nublados, aliás, são mais interessantes para fotografar plantas na natureza”, diz.

Para conseguir o efeito em casa, Inês dá a dica de usar a janela. “Uma luz de janela costuma ser ótimas para quase todas as fotografias. Se a luminosidade entra muito intensa por uma janela, você pode usar uma cortina translúcida para espalhar a luz e criar uma iluminação difusa. Se não quiser usar a luz do sol, é possível usar a luz do sol, é possível usar a artificial do ambiente, mas antes, é necessário observar se ela não está muito próxima, para não ter sombras indesejadas.”

3. A planta e a câmera

Fundo escolhido, luz preparada, é hora da ação! Segundo os fotógrafos, o melhor a fazer é aproximar o aparelho celular da planta. “Posicione a planta em um fundo neutro e aproxime seu aparelho usando o modo macro (para fazer close na planta). Se a ideia é fotografar uma planta em uma sala de estar, organize o cômodo, posicione a planta e faça o click. Procure não usar o flash da câmera, ele criará sombras intensas”, explica Inês.

A professora diz ainda que é possível recorrer a um tripé. “Se estou interessada em mostrar a planta, preciso me aproximar bem dela. Nesse caso, posso usar um tripé. Não há necessidade de um ângulo de visão acima. Pode ser de baixo ou de frente. Uma delicadeza é borrifar uma água pra ela ficar umedecida.”

4. Pra não errar

Conforme os fotógrafos, a luz e o enquadramento são os principais erros que as pessoas cometem ao fotografar plantas, portanto, preste atenção nestes itens.

Ricardo lembra ainda que as fotos ficam melhores se não forem fotografadas de cima para baixo e aconselha usar filtro polarizador (que ajuda a tirar reflexos sobre determinadas superfícies) e a evitar a lente grande angular, sobretudo, se quiser fotografar um detalhe da planta.

Fonte: Revista Casa e Jardim

Matéria: Gladys Magalhães

blog

notícias Cooperflora

Fique por dentro das últimas notícias do mercado de flores