Flores comestíveis são usadas na culinária para uma grande variedade de propósitos: para cozinhar, para servir de moldes para doces, saladas, decorações ou até para o prato principal.
É importante, antes de sair se aventurando com os sabores das flores comestíveis, ter alguns cuidados na hora de comprar e armazená-las. Nem todas as flores são saudáveis para o consumo e podem ter pesticidas prejudiciais à saúde. Por isso, compre somente as flores conhecidas para consumo.
Listamos algumas flores comestíveis para vocês conhecerem e algumas idéias para o seu uso.
Abobrinha
São as flores comestíveis mais conhecidas. Também chamadas de flor de cambuquira. Podem ser até recheadas, acompanhando pratos salgados ou usadas em risotos e saladas.
Amor-perfeito
Camomila
Vinda do sul e centro da Europa, a sua floração ocorre entre julho e outubro, na Europa. Dela se fazem chás e geleias.
Calêndula
Já na Idade Média, a calêndula, originária do centro e sul da Europa e da Ásia, era cultivada nas hortas, desidratada e utilizada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos. As suas pétalas são utilizadas frescas em saladas, em crepes ou no arroz, em substituição do açafrão.
Capuchinha
A capuchinha, ou flor de nastúrcio, muito decorativa, de gosto levemente picante e rica em vitamina C, combina na perfeição com saladas. Nativa do Peru, foi introduzida na Europa no final do século XVI e hoje é cultivada em todo o mundo.
Cravo
Os cravos dão um sabor doce e similar ao da noz-moscada. Use-os em saladas e como enfeite.
Dente de Leão
Embora durem pouco, são comestíveis e empregadas até mesmo em decorações de bolos e confeitos. É comum o uso das raízes para elaborar um chá terapêutico ligeiramente amargo.
Endro
Usadas como tempero, suas flores são usadas em picles de pepino ou de couve-flor. Os ingleses chamam-lhe drill.
Hibisco
A flor de hibisco é muito conhecida por dar origem ao chá de hibisco, que promete emagrecimento e outros benefícios para a saúde. Seu sabor é azedo e por isso deve ter seu uso moderado.
Lavanda
A lavanda pode acompanhar sobremesas e pratos salgados, pois possui um sabor doce e picante, além de um aroma perfumado.
Manjericão
Nativa da Índia e de outras áreas tropicais da Ásia, a erva contém uma grande variedade de óleos essenciais, que conferem um sabor único.
Rosa
As pétalas de rosa há muito que são usadas em infusões e conservas. Agora são ingredientes de eleição para sobremesas e conferem um sabor suave e muito agradável a pratos fritos, como a tempura de pétalas de rosas, uma entrada deliciosa e rica em vitaminas.
Salada Florida
2 ovos caipiras
4 ou 5 flores de abobrinha
Azeite
Sal e pimenta do reino moída na hora
½ colher de sopa de aceto balsâmico
Modo de fazer:
Abra as flores de abobrinha na lateral e lave-as com cuidado. Escorra bem. Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira e coloque as flores abertas.
Bata os ovos e adicione duas colheres de sopa de água. Com cuidado, coloque a mistura de ovos na frigideira, sobre as flores, espalhando os líquidos por completo. Abaixe o fogo. Coloque sal e pimenta e aguarde alguns minutos até que a frittata esteja firme.
Coloque em um prato e derrame o balsâmico por cima da frittata e sirva.
Dicas gastronômicas:
Vinagres e azeites podem ser aromatizados com flores.
Salpique flores em suas saladas para ficarem mais coloridas e apetitosas.
Faça cubos de gelo com flores! Coloque a flor dentro de utensílios para fazer cubos de gelo e cubra com água. Leve ao congelador e retire na hora de servir.