Cooperflora lança nova ferramenta de precificação para venda no SINC – Plataforma Digital da Cooperativa

A construção dos preços de 100% dos produtos ofertados pelo SINC passa a conter cálculos baseados em algoritmos.

Na segunda-feira, dia 3 de julho, uma nova ferramenta foi implementada no SINC (Sistema Integrado Cooperflora): a Sugestão de Índice de Preço. A novidade está disponível para toda base produtiva da cooperativa e têm dois objetivos principais: auxiliar o produtor no momento da formação de preço de seus produtos e disponibilizar aos clientes os preços de cada produtor com base na precificação histórica de cada item.

Desenvolvida pelas equipes de Núcleo de Produtos e Tecnologia da Informação da cooperativa, o modelo trabalha através de algoritmos que sugerem os preços individualizados, produtor a produtor, item a item, a partir do preço referenciado pela equipe da Cooperflora.

Para o gerente de Núcleo de Produtos da Cooperflora, Edson Ribeiro, o lançamento da ferramenta é um diferencial para o cooperado. “A ideia é trazer mais clareza e solidez ao produtor no momento da precificação, desta forma, ele terá mais segurança ao sugerir sua margem de preço”, afirma o gerente. E para os clientes haverá a disponibilização de distintos preços para cada produto, partindo do cálculo do algoritmo, permitindo eleger o produtor de quem se deseja adquirir produtos.

Entenda como funciona

A ferramenta proporciona ao produtor Cooperflora avaliar o contexto do desempenho de seus produtos no mercado, possibilitando interação na construção dos preços. Para que isso seja possível, a ferramenta atua da seguinte forma: a partir de históricos de precificação, algoritmo e comportamento de venda do produto, faz-se a precificação individualizada, parametrizada por períodos e pesos predeterminados.

Ao produtor, o SINC permite acessar a sugestão de porcentagem do sistema e realizar alterações nos índices sugeridos, portanto essa é uma decisão de cada cooperado.

A ideia é que o cooperado Cooperflora possa participar, de forma assertiva, na precificação dos seus produtos, o que é definido como cogestão da estratégia de vendas. “O produtor estará munido de informações no momento da tomada de decisão e poderá avaliar se a porcentagem acrescida por ele está dentro do esperado pelo mercado”, explica o coordenador do Grupo de Rosas, Fabio Manoel.  

Melhorias

A funcionalidade estava programada para entrar no ar em meados de 2020, mas por conta da pandemia, foi necessário adiar a implantação da ferramenta, como conta o gerente de TI, Fabiano Wagemaker. “Tivemos que reavaliar os algoritmos antes de lançar a ferramenta devido as mudanças no perfil de compra dos nossos clientes”, afirma o gerente.

No ensejo do lançamento da nova versão do SINC, em maio deste ano, o projeto de Sugestão de Índice de Preço foi retomado e deu início a uma série de melhorias nos serviços prestados aos clientes e aos produtores cooperados.

“Essa funcionalidade é primeira de várias melhorias que planejamos implementar no SINC para dar agilidade a nossa equipe, melhorar a participação do produtor na construção de preços de seus produtos, baseados em informações do mercado, e ser mais transparentes com nossos clientes, em relação a precificação”, finaliza Fabiano.

Com o lançamento da ferramenta, a Cooperflora dá mais um passo em direção a um ecossistema colaborativo, com preços bem definidos, competitivos e com produtos bem-posicionados no mercado.

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