Uma das plantas mais queridinhas com certeza é a orquídea. Bonita e charmosa, ela confere imediatamente um toque refinado a qualquer ambiente.
Orquídeas são plantas lindas para se ter dentro de casa e, apesar de frágil, são bem simples de serem cuidadas. Além de perfeitas para decoração, elas ajudam a trazer uma serenidade diferente para o ambiente. É impossível não se apaixonar. Conheça agora as nossas dicas para ter várias orquídeas em casa.
Embora seja lindo colocar um vaso de orquídeas na mesa de centro da sala, normalmente este não e o melhor lugar para que ela continue linda e florida. Elas precisam, basicamente, de:
1. Luminosidade
2. Temperatura
3. Ventilação
4. Umidade
A luz ideal: Quem não entende muito dessas plantas normalmente acabam por comprá-las lindas e floridas e, com o passar dos dias, conforme elas vão perdendo suas flores, é muito comum que se perca também o interesse nelas. Nesse momento começa uma luta para que elas voltem a florir.
Um dos fatores essenciais para que a orquídea floresça é a luminosidade sobre elas. Essas plantinhas são acostumadas a receber luz durante todo o dia mas não gostam de luz direta. Elas devem ser mantidas à meia sombra.
Atenção! Plantas com folhas amareladas demonstram excesso de luz, enquanto plantas com folhas muito escuras estão com pouca luz
O segundo maior segredo para que suas plantas fiquem lindas é a temperatura em que elas estarão. Elas não estão acostumadas a terem uma mesma temperatura sempre, isso vai fazer que elas não floresçam. Deixá-las do lado de fora de casa é uma ótima alternativa para que a planta tenha essa variação de temperatura natural.
Atenção! Se suas plantas estiverem com as folhas moles e escuras, ela está passando frio! Se ficarem amarelas ou pretas, está muito quente.
Elas são plantas que gostam de um ambiente fresco. Uma brisa a temperatura ambiente é perfeita para seu desenvolvimento, sendo assim, deixe-a ao ar livre, com janelas abertas ou mesmo do lado de fora da sua casa.
A principal dica quando falamos de orquídeas é não as enchermos de água. É bem difícil falar sobre a frequência de rega já que ela varia bastante dependendo da temperatura e umidade. Regue apenas quando seu substrato estiver seco, assim você impede que a raíz da planta apodreça.
E não desanime quando as flores da planta começarem a cair, porque essa é a fase do repouso. É um soninho bom, que recupera a planta, e deixa ela pronta para quando acordar, florescer novamente.
Gostou? Quer dicas sobre como usá-las na decoração? Então olha o charme que essa plantinha pode acrescentar à sua casa: