A Cooperflora acredita que a vida das mulheres deveria ser mais pétalas e menos espinhos.
A Cooperflora acredita que a vida das mulheres deveria ser mais pétalas e menos espinhos.
Todos os dias, milhões de mulheres enfrentam uma vida de desafios e, na maioria das culturas, seus problemas acabam sendo deixados em segundo plano. E, todo ano, a cena se repete: as mulheres são presenteadas, os comerciais de televisão enaltecem a importância da mulher na sociedade e… depois tudo volta ao normal.
Para nós, da Cooperflora, a vida das mulheres deveria ser mais pétalas e menos espinhos.
Te convidamos a homenagear as mulheres de sua vida mais vezes ao longo do ano. É você quem escolhe as regras. Se vai dar flores, chocolates ou uma carta reconhecendo todo o seu amor, não importa. O que importa é que você faça, de fato, o Dia das Mulheres acontecer mais vezes ao longo do ano.
Homenagens nem sempre precisam de um grande motivo para acontecer. Mas te ajudamos abaixo com algumas ideias e sugestões de datas! Selecione e anote em sua agenda!
Dica: adicione as datas que selecionou ao seu calendário do Google, iCalendar, Outlook, sempre colocando um lembrete para ao menos 7 dias antes. Assim você terá tempo de fazer uma encomenda de flores ou ainda se preparar para visitar uma floricultura, dar um pulo a uma loja e o mais importante: escrever uma mensagem que reflita o porquê você está homenageando. Faça de cada ocasião um momento de reflexão e surpreenda!
Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Dia Internacional da Mulher
Declarado durante a 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca/Copenhagen, em 1910, o 8 de Março foi proclamado Dia Internacional da Mulher em uma resolução que contou com a participação de representantes de 17 países. É uma data de mobilização e luta pelos direitos das mulheres.
Dia Latino-Americano da Mulher Negra
Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica
Dia Nacional da Mulher
Instituído pela Lei nº 6.971/1980, o Dia Nacional da Mulher homenageia Jerônima Mesquita, uma das primeiras líderes do movimento feminista brasileiro. Jerônima Mesquita fundou o Movimento Bandeirante (que tinha como objetivo a inserção da mulher na sociedade) e foi uma das criadoras do Conselho Nacional das Mulheres.
Durante a ditadura militar no Brasil, 1964-1984, foi proibida a comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, por esta razão, instituiu-se o 30 de abril como Dia Nacional da Mulher, para desta forma, escapar da proibição.
Dia das Mães
O Dia das Mães é uma data móvel, ou seja, o dia a ser comemorado depende do ano, mas no Brasil é sempre no segundo domingo do mês de Maio. Em vários países é comemorado em outras datas, que vão desde março até dezembro.
O Dia das Mães é um dia para celebrar e agradecer a todas as mães pela dedicação, amor e carinho que dão aos seus filhos diariamente.
Dia Internacional das Mulheres na Engenharia
Conscientização e Combate à Violência Contra a Mulher
Campanha que ocorre em diversos lugares para o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Ela surgiu com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha, que faz aniversário exatamente no mesmo mês.
Comemoração da Lei Maria da Penha
O nome da lei homenageia Maria da Penha, que sofreu tentativa de feminicídio em 1983, ficando paraplégica. Até 1998, o agressor de Maria da Penha continuava em liberdade, e o caso ganhou repercussão internacional e foi denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Em 2001, a OEA responsabilizou o Estado brasileiro por negligência, omissão e tolerância em relação à violência doméstica praticada contra as mulheres brasileiras.
A OEA recomendou não apenas que o Brasil desse seguimento à devida punição do agressor de Maria da Penha, como prosseguisse com uma reforma que evitasse a tolerância estatal nesses casos.
Diante da falta de medidas legais e ações efetivas, em 2002 foi formado um consórcio de organizações não governamentais (ONGs) feministas que elaborou a primeira versão de uma lei de combate à violência doméstica contra a mulher. Em 2006, após muita discussão na Câmara e no Senado, a lei foi aprovada pelos parlamentares.
Dia da Visibilidade Lésbica no Brasil
Dia Internacional da Ação pela Igualdade da Mulher
Data originada nos Estados Unidos em 26 de agosto de 1920, quando foi aprovada a 19ª Emenda da Constituição Americana – que dava às mulheres o direito ao voto.
Esta data comemorativa é mais um dos tantos marcos instituídos para a conscientização da necessidade da igualdade entre gêneros na sociedade atual.
Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação
Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças
A Conferência Mundial de Coligação contra o Tráfico de Mulheres que aconteceu em Dhaka, Bangladesh, em janeiro de 1999, escolheu essa data como Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Meninas e Meninos, para lembrar primeira lei argentina, de nº 9.143, que foi promulgada em 23 de setembro de 1913 e ficou conhecida pelo nome de Lei Palacios. Foi a primeira legislação com essas características no mundo. A lei punia com pena de 3 a 6 anos de prisão quem promovesse ou facilitasse a prostituição ou corrupção de menores de idade.
Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama
Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.
Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher
A data foi instituída em 1980, a partir de um movimento que começou em São Paulo, quando mulheres reuniram-se nas escadarias do Teatro Municipal para protestar contra o aumento nos crimes contra mulheres em todo o país.
Dia Internacional das Meninas
Dia Internacional da Mulher Indígena
Criado em 1983, para guardar na memória coletiva uma situação de enfrentamento, uma situação de luta, de luta pela sobrevivência.
O nome da mulher indígena, guerreira, que inspirou a efeméride, é o da índia aimará Bartolina Sisa, que, juntamente com seu marido, Túpac Katari, da mesma etnia, comandou uma rebelião contra os conquistadores e dominadores espanhóis, no Alto Peru, região atual da Bolívia, em 1781.
O Dia Internacional da Mulher Indígena, todavia, é uma data para nos lembrar que o racismo tem impedido o movimento de mulheres de apreender e de compreender o legado ancestral de sabedoria dos povos e das mulheres indígenas, assim como dos povos e mulheres negras.
Dia Mundial da Mulher Rural
A data foi instituída pela ONU em 1995, com a proposta de elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento.
Dia do Empreendedorismo Feminino
Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher
Aprovada em 17/12/1999 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, a data foi proposta pelo movimento latino-americano de mulheres. Trata-se de uma homenagem às irmãs Mirabal – Patria, Minerva e María – assassinadas pela ditadura de Rafael Trujillo, na República Dominicana, no dia 25 de novembro de 1960. O assassinato das irmãs Mirabal, conhecidas como Las Mariposas em suas atividades políticas, causou grande revolta entre a população dominicana, que culminou com o assassinato de Trujillo em maio de 1961.
No 1º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, na cidade de Bogotá, Colômbia, a data do assassinato das irmãs Mirabal foi proposta pelas participantes como Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta contra a Violência à Mulher.
Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres
A Lei nº 11.489, de 20/06/2007, instituiu a data como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres em razão de um evento ocorrido nessa data em Montreal, no Canadá. No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica e assassinou 14 mulheres, suicidando-se em seguida. O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.
O crime mobilizou a opinião pública e gerou amplo debate. Um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência. Lançaram, assim, a primeira Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign): homens pelo fim da violência contra a mulher.
Verifique se existe uma data comemorativa para a profissão da mulher que você deseja homenagear e já deixe em sua agenda. Exemplos: 18 de Janeiro – Dia da Manicure; 15 de Outubro – Dia do Professor; 25 de Outubro – Dia do Dentista…
A mudança de estações do ano pode ser um momento muito legal para presentear de forma criativa e inesperada.
Por mais óbvio que possa parecer, anote em sua agenda não só o aniversário da mulher que você quer presentear, mas também datas que foram importantes em sua relação com esta mulher. Exemplos: aniversário de namoro, casamento, contratação, amizade, madrinha, batizado, etc
Ganhar um presente sem motivo, data ou moda pode ser ainda mais especial para quem é presenteado. Você pode criar rotinas para te ajudar como definir uma data (a primeira sexta-feira de cada mês… todo dia 10 a cada 3 meses…), ou ainda definir lembretes totalmente aleatórios e surpreender.
Outra dica é perceber e valorizar alguma ação realizada pela pessoa que mereça ser reconhecida (exemplo: uma nota boa que sua filha tirou na escola, uma promoção que sua esposa teve no trabalho, uma conquista pessoal importante, ou até mesmo um pedido de desculpas por ter pisado na bola quando você deixou de valorizar o papel desta mulher em sua vida).
Criatividade nesta hora pode causar um grande impacto! Esteja alerta!
Dia da Saudade
Valentine’s Day
Você sabia que o Valentine’s Day não é uma data exclusivamente para os casais apaixonados?
Muito popular nos EUA e Europa, a data também vem sendo comemorada no Brasil para celebrar todas as formas de amor.
Dia da Internacional da Felicidade
Dia do Filho
O Dia do Filho é comemorado em 5 de abril e em 23 de setembro.
Embora não sejam oficiais, as duas comemorações têm tido bastante adesão popular.
Possivelmente, o dia 23 de setembro tenha se popularizado no Brasil graças a comemoração do Dia Mundial dos Filhos em Portugal.
Quer no dia 5 de abril, quer no dia 23 de setembro (ou em ambos), muitos pais aproveitam para fazer algo diferente com o seu filho ou simplesmente para fazer juntos algo de que gostam muito, mas que já não fazem há algum tempo.
O importante é desfrutar da companhia um do outro.
Além de prepararem algo – simples, mas significativo – para o dia dos filhos, os pais costumam postar nas redes sociais ou oferecer aos filhos mensagens e frases declarando o seu amor por eles.
Dia do Beijo
Dia do Amigo
O Dia do Amigo é comemorado em diferentes datas no Brasil. O dia 18 de abril é a data popular e não oficial (isto é, não estabelecida por lei) da comemoração do Dia do Amigo.
Normalmente, nesta data é comum a troca de mensagens entre amigos, assim como presentes e a organização de eventos e atividades especiais, especialmente nas escolas.
Além do Dia Internacional do Amigo, em 20 de julho, recentemente também se tornou comum a celebração do Dia do Amigo do Facebook, em 4 de fevereiro, e o Valentine’s Day em 14 de Fevereiro.
Dia da Empregada Doméstica
Dia do Afilhado
Dia do Abraço
Dia dos Avós
Dia do Cliente
Dia dos Tios e Tias
Dia dos Filhos
O Dia do Filho é comemorado em 5 de abril e em 23 de setembro.
Dia do Professor
Dia Nacional da Consciência Negra
Lembra não apenas a importância da presença dos afrodescendentes e de sua contribuição para a construção do Brasil, mas também a tripla discriminação sofrida pelas mulheres negras, que se baseia em gênero, raça e classe social.
Dia da Madrinha
A data homenageia a figura feminina que é considerada por muitas pessoas como uma segunda mãe.
Normalmente, os pais do recém-nascido escolhem uma mulher e um homem como madrinha e padrinho, respectivamente. De acordo com as convenções sociais e religiosas, impostas durante os anos nos diversos tipos de sociedades, as madrinhas são responsáveis por cuidar da criança, caso aconteça algo que impossibilite que os pais façam isso.
A figura da madrinha está presente em quase todas as culturas do mundo e em várias religiões, sempre com uma conotação ligada à família, proteção e guia.
No Brasil, as madrinhas costumam receber apelidos carinhos de seus afilhados(as), como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”.
O apadrinhamento pode ocorrer por escolha dos pais quando o bebê nasce, no batismo da criança ou até em casamentos. Enquanto a madrinha tem seu dia comemorado em 25 de novembro, o padrinho celebra a data em 30 de janeiro.