Tudo é possível quando pensamos em cores, formas e tamanho para o Lírio.
Eles estão disponíveis em muitas tonalidades (rosas, amarelos, tons de branco, laranja…uma infinidade) e o tamanho varia de acordo com a variedade (em alguns casos, uma única flor pode chegar a 25cm de diâmetro!).
De origem asiática, o lírio está entre as flores mais consumidas em São Paulo (segundo matéria exibida pelo Quadro Verde, do Jornal Bom dia São Paulo da Rede Globo em 26/09/2014). E embora tenha muitos fãs, algumas pessoas se recusam a decorar a casa com lírios por conta do forte perfume (que pode não agradar aos olfatos mais sensíveis ou alergênicos).
Pensando nisso, empresas que trabalham com melhoria genética de flores e plantas (os breeders) desenvolveram novas variedades sem perfume (!!) e algumas outras sem pólen.
Nós da Cooperflora já produzimos e comercializamos algumas dessas variedades super especiais, que podem ser encontradas em floriculturas e supermercados em diferentes regiões do país.
Dicas para prolongar a durabilidade dos lírios na sua casa:
- Mantenha o vaso sempre com água limpa e fresca. As flores bebem muita água para hidratar-se e é comum você chegar do trabalho e encontrar os vasos a seco (especialmente em dias quentes). Fique atento!
- Se optar pelos lírios com flores grandes, lembre que o vaso deve ser proporcional. Escolha os maiores e mais robustos (os vasos muito leves podem tombar com o peso das flores).
- Antes de colocar as flores no vaso, remova parte das folhas. O ideal é que as folhas não fiquem submersas na água (podem apodrecer e proliferar bactérias, diminuindo a durabilidade da flor).