Nos últimos anos, o comportamento da Geração Z, composta por jovens nascidos entre 1996 e 2010, tem moldado significativamente o mercado de consumo. Esse grupo, que representa mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e cerca de 160 milhões na América Latina, é conhecido por serem “nativos digitais”, ou seja, são naturalmente conectados com tecnologias digitais e por práticas de consumo conscientes e exigentes.
De acordo com o Relatório de Economia Bancária do Banco Central do Brasil, houve um aumento de 50% na abertura de contas bancárias por jovens dessa geração na última década, totalizando 23 milhões de novas contas. Esse crescimento está fortemente ligado ao surgimento e popularização dos bancos digitais, que oferecem a praticidade e a experiência online que esses jovens procuram.
Esses jovens são estudantes, universitários, recém-formados ou profissionais em início de carreira, buscando experiências que vão além do simples consumo de produtos.
Segundo o Sebrae, essa geração é “mais atenta financeiramente” e preocupada com o consumo sustentável, demonstrando um forte entendimento da necessidade de enfrentar problemas climáticos e da importância pelo consumo consciente e de marcas que tenham os mesmos valores.
Além do setor bancário, a Geração Z tem influenciado outros mercados, como o varejo, a saúde e os investimentos. No primeiro trimestre de 2023, 37% desses jovens esperavam aumentar seus gastos em compras no varejo, tanto físico quanto online, número superior quando comparado à todas as outras gerações, onde apenas 26% esperam ter um aumento de consumo.
A influência dessa geração também reflete nas estratégias de marketing. Recentemente, nossa campanha lançada para o Dia dos Namorados propôs uma abordagem inovadora para promover o consumo de flores entre esses jovens.
Em vez de seguir a abordagem batida de representar diversos tipos de casais, fugindo dos estereótipos reforçados no mercado atual, a campanha escolheu a flor como protagonista, utilizando cores vibrantes e técnicas para atrair a atenção do público jovem. A campanha incorporou gírias atuais e posicionou a flor como uma representação do amor e uma solução para expressar sentimentos em muitos momentos.
Frases como “Faltou palavras”, “Bateu saudade?”, seguida da do complemento “Declare seu amor com flores”, foram usadas para enfatizar essa mensagem. Um megafone com flores saindo dele ilustra a ideia de que dar flores pode ser tão impactante quanto gritar seu amor.
Além de imagens estáticas, foram criados gifs e stop motions para trazer dinamismo aos conceitos antes lineares. A campanha está sendo divulgada nas redes sociais, pontos de venda, e nos canais de comunicação da Cooperflora, marcando uma evolução na comunicação da marca e posicionando-a de forma moderna para o consumidor atual e o futuro.
Essa iniciativa não apenas reforça a conexão da marca com a Geração Z, mas também incentiva o consumo no mercado de flores, demonstrando como as empresas estão se adaptando às novas demandas e preferências dessa geração influente.
Fontes:
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-e-o-comportamento-do-consumidor-da-geracao-z,6fd256cd6b362810VgnVCM100000d701210aRCRD
https://www.terra.com.br/economia/qual-sera-o-impacto-da-geracao-z-no-cenario-economico-em-10-anos,543b5c52619a617886cf2bcfff021004cwf7g47h.html?utm_source=clipboard
https://cdlriobonito.com.br/mais-de-10-da-populacao-brasileira-e-da-geracao-z-e-mercado-aposta-nesse-publico/
https://consumidormoderno.com.br/geracaoz-consumidor-futuro/