A 38ª edição da Expoflora – Festa das Flores de Holambra acontece entre os dias de 30 de agosto a 29 de setembro, na cidade de Holambra. O evento é considerado a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, funcionando como uma grande vitrine das novidades da floricultura nacional, realizado anualmente próximo da primavera.
O evento reúne cerca de 300 mil turistas todos os anos e os produtores de todo o Brasil aproveitam para lançar seus novos produtos para o público. Os associados da Cooperflora trazem o Lírio Tabledance, Lírio Tarrango, Lírios Dobrados, Ammi Majus Dara e Ofélia como novidades no universo das flores para 2019.
O Lírio Tabledance é rosa e o Lírio Tarrango possui tonalidade pink, ambos se diferenciam dos lírios tradicionais pois já apresentam sua coloração nas costas do botão, mesmo quando as pétalas ainda estão fechadas. As variedades apresentam flores de grande porte que chegam a mais de 20 centímetros de diâmetro, superiores aos lírios mais conhecidos, e podem ser utilizadas de diversas formas na decoração, em arranjos com flores mais fechadas ou até semiabertas. O Lírio Tabledance está em produção na Fazenda Alpes do Grupo Reijers, localizada em Munhoz (MG) e o Lírio Tarrango é produzido na Lírios Boersen, na cidade de Andradas (MG).
Os Lírios Dobrados voltaram com tudo e são uma das novidades da Cooperflora para a Expoflora deste ano, disponíveis nas cores branco e rosa. Eles possuem o dobro de pétalas de um lírio tradicional e diversas flores por haste, permitindo a organização de um arranjo sem a necessidade de outras espécies para complementar a decoração do ornamento. A durabilidade dos lírios dobrados também é outro diferencial, pois, após a colheita, ele ainda pode durar até duas semanas em vasos com água fresca e condições favoráveis de temperatura. A flor é produzida na Fazenda Alpes do Grupo Reijers, em Munhoz (MG).
A Ammi Majus Dara é uma flor silvestre e tradicionalmente branca, porém, a novidade da Cooperflora é a versão dessa flor em cor vinho, exclusividade da Fazenda Rozental do Grupo Reijers em São Paulo. A flor exótica também é conhecida como flor de cenoura, False Queen Anne’s Lace (Falso Laço da Rainha Anne, em português) ou apenas Ammi Dara, é nativa de regiões da África, Ásia e Europa e é possível encontrá-la em qualquer época do ano. Pode ser utilizada em arranjos na água ou espuma floral, permitindo uma decoração delicada e cheia de personalidade.
A Ofélia é uma variedade da gypsofila, também conhecida como mosquitinho, e apresenta um volume muito maior de flores por haste. A espécie foi melhorada geneticamente pelos produtores associados da nossa cooperativa, no intuito de garantir uma grande durabilidade da flor no vaso quando mantida com água fresca e temperaturas amenas de ambiente.
As novas tendências em flores da Cooperflora, divulgadas durante a Festa das Flores de Holambra, trazem novas ideias e inspirações de composições para os profissionais e amantes da área da floricultura, paisagismo, jardinagem e decoração de todo o país que estão sempre atentos, buscando inovações e variedades.
A Expoflora
A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente em Holambra para dar as boas-vindas à primavera. Os mais de 400 produtores vinculados à cidade aproveitam o evento para mostrar aos visitantes as suas novidades, já que o evento é, hoje, a grande vitrine das novidades da floricultura nacional. Em sua primeira edição, em 1981, o evento atraiu mais de 12 mil pessoas em um único final de semana. Hoje, mais de 300 mil turistas visitam a Expoflora a cada ano.
Holambra, a Capital Nacional das Flores
Holambra é uma antiga colônia holandesa, localizada no interior de São Paulo. A cidade conta com pouco mais de 11 mil habitantes e mantêm as características, cultura, costumes e culinária da Holanda. A origem do nome da cidade é a junção das palavras “Holanda”, “América” e “Brasil”, devido a colônia neerlandesa que se firmou na antiga fazenda Ribeirão. Holambra é considerada como o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais, responsável por cerca de 50% das vendas desse setor. Por isso, a cidade foi reconhecida, em junho de 2011, como a Capital Nacional das Flores.
A cidade é destaque pois está em 61° no índice de qualidade de vida do Brasil e melhor índice de segurança do país. Possui muita mão de obra qualificada no setor agrícola e é considerada oficialmente uma estância turística que, anualmente, promove a maior exposição de flores da América Latina.
A Cooperflora
Criada em 1999 por um grupo de produtores de Holambra, a Cooperflora tem como competência-chave levar flores de qualidade a todas as regiões do Brasil, e, assim, valorizar e desenvolver a produção de nossos cooperados.
Baseado em um banco de dados on-line, o “Sistema Integrado de Gestão” da Cooperflora – SINC, é alimentado pelos próprios produtores que disponibilizam informações sobre quantidade, qualidade, preço e prazo de entrega de seus produtos. Tudo isso pode ser acessado em tempo real pelos clientes cadastrados via internet ou através do suporte da nossa equipe comercial, por telefone, permitindo compra e venda 24 horas por dia, sete dias por semana. Desta forma, garantimos um processo de venda ágil e uma comunicação dinâmica entre produtor, cooperativa e mercado.
As flores comercializadas podem ser retiradas em qualquer uma de nossas Unidades de Negócios (em Brasília, São Paulo e Campos de Holambra, em Paranapanema), ou ainda, no Box da Cooperflora no CEASA Campinas.
Ser especialista em flores vai além de saber o nome científico de todas as espécies, é ser apaixonado e não medir esforços para cultivar e entregar flores de qualidade para todo o país, no varejo e no atacado. Provocar o sorriso nas pessoas, em todas elas, seja naquela que cultiva as sementes nas fazendas, cria arranjos maravilhosos ou apenas rega seu pequeno vaso todos os dias.
Nossos produtores farmácia são cuidadosos e experientes, desenvolvem e têm acesso às melhores tecnologias, o que permite uma produção de alto nível. Nossas flores são bem tratadas do começo ao fim, graças à excelência dos nossos processos logísticos e comerciais, que garantem comodidade, proximidade e personalização a cada pedido. Entendemos cada detalhe sobre a relação entre as flores e as pessoa.
A comunicação é muito importante em qualquer relacionamento: o diálogo aproxima e facilita a vida de todos, por isso, criamos diversos canais on-line e off-line para estabelecer contato com todos os envolvidos, inclusive esse pelo qual estamos conversando. Funciona, não é? Essa é a marca Cooperflora. Isso é ser especialista em flores!14