Programa de Desenvolvimento Cooperativista e de Negócios forma primeira turma

Oito cooperados receberam o certificado de conclusão do curso no último mês de abril

O Programa de Desenvolvimento Cooperativista e de Negócios, iniciado em agosto de 2022, formou sua primeira turma no último dia 13 de abril. O objetivo do programa, criado pela área de Gente e Gestão da Cooperflora, em parceria com as demais áreas e CONAD, é trabalhar conteúdos relevantes para o desenvolvimento dos cooperados, a fim de promover a cultura cooperativista, desenvolvimento das propriedades e negócios e o crescimento da cooperativa como um todo.

Este é um marco importante para a Cooperflora, uma vez que, cooperados, CONAD, executiva e colaboradores uniram-se e, ativamente, trabalharam em prol de fortalecer a cooperação como valor fundamental da cooperativa.

Com aulas semanais no período noturno, os cooperados inscritos no programa puderam aprofundar seu conhecimento sobre temas como modelo de negócios, cooperativismo, sucessão familiar, modelo comercial e dinâmica de funcionamento da Cooperflora. Os tópicos foram ministrados por um professor vinculado a instituições de ensino reconhecidas no Brasil, um especialista do SESCOOP/SP e os profissionais que compõem as áreas (principalmente, membros da executiva) da Cooperflora.

Essa troca de experiências a aprendizados, trouxe também um novo olhar sobre o pertencimento enquanto membros cooperados. “Estou em constante transformação pessoal e profissional através do aprendizado obtido no programa. Os encontros nos proporcionam ferramentas para pensarmos no que queremos e onde queremos chegar, fortalecendo ainda mais as iniciativas e o poder de pertencimento e posicionamento dentro da nossa cooperativa”, conta Andreza Esperança, cooperada Cooperflora.

Dia de Campo

Para compreender na prática o que chamamos de “jornada da flor”, os participantes do projeto participaram de duas edições do Dia do Campo: uma visita às produções de cooperados, localizadas na cidade de Munhoz/MG, e um dia em São Paulo para percorrer as redes de varejo atendidas pela Cooperflora.

Esses encontros fora do ambiente da cooperativa, são importantes oportunidades de troca de conhecimento, experiências e proporcionam um olhar sob uma nova óptica do funcionamento do modelo de negócio no qual estão inseridos.  

Projeto prático

Ao final do programa, cada participante apresentou um projeto para o CONAD e executiva Cooperflora. Esse trabalho exigiu dos cooperados o planejamento, desenvolvimento e aplicação de um projeto que resultasse em melhorias na sua respectiva produção.

Para Wendy Hendrikx, produtora cooperada, participar do programa possibilitou desenvolver uma visão mais abrangente do setor e da própria cooperativa. “Participar do programa foi incrível. Ter a oportunidade de conhecer mais a fundo sobre a Cooperflora, seus processos e poder trocar experiências com os demais produtores é realmente enriquecedor e nos traz um novo olhar de como melhorar o nosso próprio negócio”, afirma a produtora.

Ao todo, oito cooperados formaram-se na primeira turma do Programa de Desenvolvimento Cooperativista e de Negócios.

Próxima turma

Queremos que, cada vez mais, nossos cooperados sintam-se pertencentes, aptos a ampliar iniciativas voltadas à inovação e encorajados a compartilhar informações, provocações e soluções que gerem impacto e prosperidade ao setor das flores, aos cooperados e seus negócios.

Por isso, uma nova turma do Programa de Desenvolvimento Cooperativista e de Negócios terá início no segundo semestre de 2023. Poderão participar cooperados e filhos de cooperados e informações sobre inscrições serão divulgadas internamente.

blog

notícias Cooperflora

Fique por dentro das últimas notícias do mercado de flores