Zalipie, uma Vila mergulhada em flores

Pessoas de todo o mundo adoram decorar suas casas, mas poucos são tão bons quanto os moradores de Zalipie. Decoração e pintura colorida das casas é uma tradição secular no vilarejo isolado na região sudeste da Polônia. As mulheres locais pintam suas casas, mas não com uma única cor, mas uma gama de estampas florais vibrantes. Esses padrões adornam as paredes externas, portas, janelas e até o teto. A vila inteira parece mergulhada em uma profusão de flores.

 

Não está claro quando a tradição começou exatamente. Uma lenda local diz que a origem remonta a um momento em que a fumaça dos fogões sem chaminé escapavam pelos pequenos buracos nos tetos. As mulheres tentavam branquear e encobrir as pequenas manchas de fuligem nas paredes, mas isso não funcionava; então mudaram para pinturas de belas flores em seu lugar.

 

10440669_722199614545075_1060138837974426316_n

 

Os tapa-manchas já não são necessários com cozinhas modernas, chaminés e uma melhor ventilação, mas a vila Zalipie ainda mantém a sua tradição. Ao longo do tempo, os padrões tornaram-se mais complexo e sofisticados. E agora não estão limitados apenas aos lares. Se você andar por Zalipie, logo vai encontrar currais, ranchos, galinheiros, caixas d’água, casinhas de cachorro, muros, poços e todos os outros objetos imóveis pintado a mão. Mesmo a ponte da aldeia teve sua beleza revitalizada por essas estampas florais.

 

Hoje, a aldeia Zalipie têm uma competição anual durante a festa para celebrar a sua tradição milenar. Pintores locais, a maioria mulheres, competem para ver quem cria os arranjos florais mais intrincados nas paredes das casas, e também retocam padrões de anos anteriores.

 

A história desta linda e única forma de arte de Zalipie estaria incompleta se não mencionássemos uma mulher em particular: Felicja Curylowa, uma senhora que se tornou tão obcecada com estas pinturas que cobriu de flores cada superfície possível de sua casa de três quartos. Paredes, colchas, almofadas, cobertas, móveis e até mesmo o teto. Sua casa já foi transformada em um museu da aldeia.

Zalipie é bem conhecida para os poloneses, mas surpreendentemente, os turistas ainda são uma novidade no local, e são vistos com curiosidade pelos moradores.

blog

notícias Cooperflora

Fique por dentro das últimas notícias do mercado de flores